Dicas para Prolongar a Vida Útil do Motor do Seu Volkswagen
Seja na compra de um carro novo ou usado, é sempre essencial prestar atenção na manutenção. Assim como nossa saúde, o motor do seu carro precisa de cuidados para evitar problemas futuros. Apesar de existirem mitos de que certos modelos só precisam de abastecimento e troca de óleo, a realidade é um pouco diferente. Consultamos especialistas e listamos cinco dicas para aumentar a vida útil do motor do seu Volkswagen.
1) Ler o Manual do Proprietário
O manual do carro é seu maior aliado quando o objetivo é preservar o motor. Ele contém todas as informações cruciais sobre o funcionamento do veículo, intervalos de manutenção, garantia, peças de reposição, pressão dos pneus e soluções para problemas simples. Geralmente guardado no porta-luvas ou disponível digitalmente, estudar esse documento é fundamental para assegurar o bom desempenho e a longevidade do carro.
É vital compreender o produto que você possui ou está adquirindo, seja ele um carro com motor a combustão interna, híbrido ou elétrico. Durante o período de garantia, a concessionária cuida disso, mas após expirar, essa responsabilidade recai sobre o consumidor.
2) Substituição do Lubrificante
Cada veículo é projetado para um tipo específico de uso, terreno e carga, com o período de substituição do lubrificante do motor definido pelos fabricantes. Em geral, a troca é recomendada a cada 10.000 quilômetros rodados ou doze meses, porém, pode variar de acordo com a marca, modelo e motor. Por isso, é importante verificar o prazo indicado no manual do proprietário do veículo, assim como o tipo de lubrificante ideal (mineral, semissintético ou sintético).
O óleo do motor tem uma vida útil de até um ano, e durante esse período todas as suas propriedades estão preservadas. O lubrificante aquece, esfria, sofre pressão do sistema mecânico e é afetado pela oxidação. Sem a troca no prazo determinado, o lubrificante pode se tornar pastoso, causando danos graves ao motor.
3) Precisa Aquecer?
No passado, era comum deixar o carro ligado por alguns minutos para aquecer o motor até ele chegar à temperatura ideal. Hoje, isso não é mais necessário, mas ainda é recomendado deixar o motor funcionando de 20 a 30 segundos em marcha lenta antes de sair. Esse tempo é suficiente para que o óleo volte a circular por todo o sistema, garantindo a lubrificação adequada.
Além disso, ao sair, evite acelerações desnecessárias e rotações elevadas durante a fase fria do motor. Isso ajuda a evitar o desgaste prematuro dos componentes internos.
4) Atenção ao Arrefecimento
O líquido do sistema de arrefecimento é composto por água desmineralizada e aditivos, que protegem contra congelamento, fervura, cavitação e corrosão. Manter a temperatura ideal de funcionamento do motor é crucial para sua durabilidade. Sempre siga a recomendação do fabricante quanto ao tipo de aditivo a ser usado e o prazo de troca.
O líquido de arrefecimento pode durar entre dois e cinco anos. Passado esse período, ele perde suas propriedades químicas, podendo causar corrosões e entupimentos.
5) Velas, Cabos e Filtros
Velas e cabos de ignição em bom estado são essenciais para o bom funcionamento do motor. Elas garantem a faísca necessária para a combustão nos cilindros. Filtros de combustível, ar e óleo também devem ser verificados regularmente e substituídos conforme recomendado no manual do veículo.
A inspeção das velas deve ser feita a cada 10.000 quilômetros ou 12 meses, enquanto os cabos de ignição devem ser verificados a cada três anos ou 60 mil quilômetros.
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Referência: Texto adaptado do portal Autoesporte.